MENSAGEM DIGITAL

domingo, 20 de maio de 2012

Papo de Amiga: Menstruação.




O que é?

A menstruação é a eliminação cíclica (mensal)de sangue e tecidos de dentro do útero pela vagina, a partir do amadurecimento dos órgãos sexuais reprodutivos. Durante os dois primeiros anos é normal que os ciclos menstruais sejam irregulares, podendo variar também na duração e na quantidade de sangramento. Normalmente é recomendável ir ao ginecologista para ver se tá tudo certo, e ele também irá dar melhores explicações. É normal que a primeira menstruação venha na puberdade, podendo variar entre 10 a 16 anos. Eu particularmente tive a minha primeira menstruação com 9 anos, e ela vinha totalmente desregulada, tive que tomar anti-concepcional e ferro por causa que tinha me dado anemia; por isso é sempre bom procurar um profissional. 
É nessa época que costumamos a usar os tão famosos "absorventes", é um produto do qual todas nós mulheres usamos para a nossa higiene, eles tem como função absorver o sangramento, assim nos dando conforto e segurança para podermos continuar com nossa rotina diária. 

- É importante que ele seja trocado ao menos de 3 em 3 horas, ou de 4 horas, dependendo do seu fluxo.
- Há de várias marcas, você pode escolher o que melhor te agrada e que te deixa mais confortável. 

É normal também durante esse período termos a tão famosa "cólica menstrual", é aquela dor insuportável, que não é fácil para ninguém. Mas que temos que acostumar com elas, pois fazem parte.  Coisas que ajudam a melhorar as cólicas são:

- Remédios, de acordo com o qual você está acostumada a tomar, ou o que o seu médico receitou. 
- Chás quentes ajudam a melhorar as cólicas.
- Paninho ou bolsa térmica quente em cima da região, isso ajuda a aliviar a cólica, pois as coisas quentes ajudam a diminuir a dor. 

A duração da menstruação varia de acordo com toda mulher, pode ir de 3 dias até 15 dias. Nos 3 primeiros anos, na minha menstruação vinha no minimo 20 dias, por isso tomei anti-concepcional. Agora ela chega a vir até 7 dias, reduziu bastante. E aliais eu já me acostumei. 

É isso queridas, espero que vocês tenham gostado do post, e para mais dúvidas é só entrar em contato e fazer suas perguntinhas, obrigada pela visita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário